sexta-feira, dezembro 17, 2010

10 INDÍCIOS DE QUE VOCÊ É UM FANÁTICO ATEU

  1. Você tem plena certeza de que adotar o ateísmo é sinônimo de inteligência superior e que todos aqueles que possuem alguma fé são pobres coitados que vivem fora da realidade.
  2. Você considera fé algum tipo de distúrbio mental ou psicológico e alega repetidamente possuir centenas de “evidências científicas” nesse sentido.
  3. Você não apenas acredita seriamente, como também divulga entre o maior número possível de pessoas, que o mundo seria um lugar bem melhor se todas as religiões fossem varridas da face da Terra.
  4. Não economiza ferozes críticas aos agnósticos, acusando-os de serem sem opinião e “em cima do muro”, mas se ofende profundamente quando alguém critica o ateísmo.
  5. Você reclama da intolerância religiosa, mas evita ao máximo a proximidade com indivíduos sabidamente religiosos (todo o seu círculo social é formado por ateus tendo, no máximo, um ou outro agnóstico) já que pra você todos, sem exceção, são potenciais fanáticos terroristas.
  6. Você se irrita com os fanáticos religiosos que relacionam o ateísmo com a imoralidade e a desonestidade, mas apressa-se em mostrar as motivações religiosas de qualquer ato questionável por parte de um sacerdote ou fiel.
  7. Você fica indignado com a existência de cientistas que possuem algum tipo de fé e, por vezes, tenta convencê-los do quanto isso é absurdo – mesmo que eles não tenham pedido a sua opinião.
  8. Muito mais que um simples fã dos trabalhos do cientista Richard Dawkins, você é um seguidor fiel de TODAS as suas idéias e considera “Deus, Um Delírio” a sua obra prima – muito provavelmente porque foi o único livro dele que você leu inteiro.
  9. Você debocha das pregações religiosas, mas não vê nenhum problema em fazer discursos efusivos e intermináveis sobre “os males causados pela fé”.
  10. Você perde totalmente o controle quando alguém sugere a existência de ateus fanáticos.

3 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Adorei, Átila! De fato existem tanto fanáticos ateus, como fanáticos religisos. Creio que devemos ser sensatos em nossas posições, procurar ponderar ideias e escutar o que os outros tem a dizer com o devido respeito, seja você ateu ou religioso. :)

Átila Oliveira disse...

Obrigado, Andhora.
Infelizmente, hoje há fanatismo dos dois lados. A racionalidade sadia parece estar pedendo terreno.

Alvaro Domingues disse...

Excelente, texto, Atila.

BlogBlogs.Com.Br