segunda-feira, fevereiro 21, 2011

15 INDICÍOS DE QUE VOCÊ É UM PSEUDOINTELECTUAL


1. Defender que todos só podemos cultuar o que vem da cultura nacional, desprezando toda forma de expressão das outras culturas pelo mundo.
2. Jamais admitir que desconheça algum assunto e sempre ter opinião formada sobre tudo, especialmente temas relacionados à arte, filosofia, política ou ciência.
3. Criticar tudo e todos, sempre, dispensando a necessidade de justificativas e argumentos para sustentar tal atitude.
4. Não ver nenhuma diferença entre ser contra o governo de um país e ser contra o povo daquele mesmo país.
5. Detestar tudo que é considerado popular, sem analisar qualidade; já que o que é realmente bom deveria vender pouco e nunca ser “banalizado”.
6. Utilizar linguagem excessivamente rebuscada em qualquer situação, independente de estar conversando com um alguém culto ou de pouca instrução.
7. Querer freqüentemente discutir idéias e teorias (a maioria das quais nunca compreendeu de verdade) com quem possui "posturas divergentes" das suas, muitas vezes fazendo isso nos locais e situações mais inoportunos.
8. Considerar seres de “inteligência inferior” ou “manipulados pelo sistema” todos aqueles que discordam das suas opiniões.
9. Cultivar uma expressão taciturna e um olhar de total desdém quando está em meio à "plebe".
10. Dizer que não recebe nenhuma influência da sociedade e que não tem nenhum freio moral.
11. Afirmar e defender que determinada obra de arte é genial, mas não saber explicar o porquê.
12. Ler uma enorme quantidade de orelhas de livros (de preferência sempre em público e fazendo uso de exemplares com o título e/ou nome do autor em letras enormes e garrafais) e fingir que manja de literatura e filosofia.
13. Lotar o seu site, blog, Facebook, Orkut, MSN, Twitter etc, com milhares de citações de pensadores sobre os quais não sabe absolutamente nada.
14. Considerar Dan Brown um ícone da literatura e James Cameron o maior diretor de cinema de todos os tempos (nesse caso, além de pseudointelectual, você também é um pseudo-nerd).
15. Ser adepto de várias “teorias” conspiratórias.

2 comentários:

Bondgirlpatthy 007 disse...

Eu até gosto do Dan Brown mas daí a chamá - lo de ícone da literatura é demais. Acho apenas q ele é um bom escritor. Para mim ícone de literatura tem outro peso, como Machado de Assis, José de Alencar, Shakespeare, Margareth Mitchell, Ian Fleming, Agatha Crhistie. Esses sim atravessaram o tempo através de suas obras. Bjs

Átila Oliveira disse...

A meu ver, Dan Brown e James Cameron são, antes de qualquer coisa, marketeiros de mão cheia e grandes espertalhões.

BlogBlogs.Com.Br