terça-feira, setembro 27, 2011

III ENCONTRO COSMOS: TERRA E ESPAÇO

Nascia há 31 anos uma das séries televisivas de maior sucesso mundial: Cosmos.

Criada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, ela foi veiculada pela primeira vez em 1980 nos EUA, chegando dois anos depois ao Brasil.
O grande sucesso da série não era a ficção cientifica com suas naves espaciais ou seres alienígenas. Era o contrário. Carl Sagan conseguiu manter pessoas no mundo inteiro assistindo aos episódios de uma série que falava sobre Ciências.
Em seus episódios, pudemos conhecer um pouco mais sobre outros planetas e as estrelas, mas também sobre a vida na Terra e problemas ecológicos, em uma época que poucas pessoas falavam sobre isso.
Cosmos antecipou problemas como o efeito estufa, aquecimento global, falta de água e tantos outros que vivemos atualmente.
Carl Sagan foi um homem sempre a frente de seu tempo, uma ser humano sem medo de errar e que ensinou a gerações a ter amor pela Ciência e acima de tudo, pela própria raça humana.


Serviço:

Data: 08 de outubro de 2011
Horário: 9h00 as 18h00
Local: Auditório da Estação Ciência
Endereço: Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo  (Ao lado da Estação Lapa da CPTM e do Terminal de ônibus, em frente ao Shopping Center Lapa)
Entrada: O evento Cosmos é gratuito. Será cobrado o valor da própria Estação Ciência, R$ 4,00 (veja valor atualizado no site da Estação). Estudantes e portadores de necessidades especiais - meia entrada. Isentos: Professores (com comprovação); monitor, agente ou guia de turismo (com registro Embratur); comunidade USP (com carteirinha válida na catraca); menores de 6 anos e maiores de 60 anos.
Evento sem fins lucrativos. Pedimos aos visitantes que levem 1 kg de alimento não perecível.


Programação*

- 9h00 – Abertura do evento
- 9h05 – Episódio 10: “O Limiar da Eternidade” série Cosmos - legendado
- 10h00 – Palestra: “Extraterrestres: Ficção, Ciência e Polêmica”. Palestrante: Renato Azevedo – site Aumanack
- 11h00 – Palestra “Presente de um mundo distante”. Palestrante: Douglas Camillo-Reis  Grupo de Ficção Científica Alpha
- 12h00 – Episódio 9:  “A Vida das Estrelas” série Cosmos - legendado
 - 13h00 – Palestra "Evolução e Extinção" Palestrante: Átila Oliveira
- 14h10 – Palestra “Buracos negros – vilões do universo?” Palestrante Sílvia Reis – Grupo de Ficção Científica Alpha
 -15h20 – Palestra “Os ônibus espaciais e a conquista do espaço - O Fim de uma Era” Palestrante Denis Zoqbi – Clube de Astronomia de São Paulo
- 16h30 – Palestra  “A verdade sobre um ponto de vista: As mudanças e os modos como às pessoas interpretam a ciência".  Palestrante Alan Uemura - site Aumanack
- 17h45 – Sorteio
- 18h00 – Encerramento

*programação sujeita a alterações


Sinopses:

O Limiar da Eternidade: Neste episódio Carl Sagan apresenta diferentes teorias acerca da origem e destino do Universo, desde lendas e crenças à astrofísica. Para tanto, Sagan apresenta noções básicas de físicas, explicando a questão das 3 dimensões e a possível quarta dimensão (tentando exibir o que seria um Tesseract), bem como o efeito Doppler e sua repercussão para o teoria do universo em expansão, descoberto através das observações esmeradas de Milton L. Humason e Edwin Hubble.  Ao tratar do big bang, faz uma regressão às explicações cosmológicas do hinduísmo, especialmente a "dança cósmica" do deus Shiva, numa escultura do Império Chola.

Extraterrestres: Ficção, Ciência, e Polêmica: Ao longo de mais de um século, os extraterrestres têm capturado a imaginação  da humanidade. Desde a publicação de A Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, as pessoas fazem à pergunta: eles existem?  Na ficção, produções literárias, televisivas e cinematográficas têm explorado a exaustão as mais variadas facetas da vida extraterrestre.  As descobertas científicas parecem indicar que é questão de tempo a comprovação da existência de vida fora da Terra. Mesmo assim, as polêmicas ainda existem, a exemplo das recentes declarações do astrofísico Stephen Hawking, alertando que a chegada de alienígenas à Terra podem ameaçar nossa espécie. Nesta palestra, será traçado um panorama a respeito das múltiplas formas com que enxergamos aqueles que Carl Sagan descreveu como "nossos irmãos e irmãs no Cosmos". 
Renato Azevedo é engenheiro eletrônico e escritor. Autor de "De Roswell a Varginha" (2008). Consultor da revista UFO e colaborador da revista Sci-Fi News, coluna Quem conta um conto..., publicando a série de  contos A Lista. Co-editor do site Aumanack. Autor convidado nas antologias  Ufo: Contos Não Identificados (2010), e Medieval Scifi (2010). Participante das antologias Histórias Fantásticas Volume 1 (2010), Imaginários 4 (2011), e A Fantástica Literatura Queer (2011). Escreve o blog Escritor com R (http://escritorcomr.blog.uol.com.br).

Presente de Um Mundo Distante: "Como a Humanidade se apresentará perante a Galáxia. Em havendo alguém mais na vastidão do oceano cósmico para compararmos notas, descobertas, alegrias e arrependimentos, de que modo os seres que surgiram e cresceram no pálido ponto azul que chamamos de Terra se expressarão sobre sua existência e suas intenções futuras? Os cientistas da NASA, entre eles o renomado Carl Sagan, buscaram responder a esta indagação, e produziram um dos mais belos trabalhos unindo arte e ciência.", como o Disco de Ouro da Nave Voyager e a Placa da nave Pioneer desenhada pelo próprio Carl Sagan.
Douglas Camillo-Reis é escritor de ficção científica e roteirista do Grupo de Teatro Zona Neutra, a divisão de teatro do Grupo de Ficção Científica Alpha.

A Vida das Estrelas:  Neste episódio, Carl Sagan parte do simples ato de fazer uma torta de maçã para falar de átomos e partículas subatômicas.  Muitos dos ingredientes necessários são compostos de elementos químicos, formados durante a vida e morte das estrelas, resultando em gigantes vermelhas e supernovas, que colapsam em anãs brancas, estrelas de nêutrons, pulsares e buracos negros, e produzem vários tipos de fenômenos.

Evolução e Extinção: O universo é extremamente dinâmico e nada nele é eterno. Mesmo as estrelas nascem e morrem. O próprio cosmo teve um início. Não poderia ser diferente com a vida no planeta Terra. Os seres vivos que o habitam nem sempre foram iguais ao que são hoje. Isso se deve em parte ao fato da história da Terra apresentar cinco episódios de extinção em massa, onde a vida literalmente quase acabou. E ela encontrou maneiras de repovoar-se após todos os cinco, por meio da evolução e diversificação dos tipos sobreviventes. Portanto, não seria errado afirmar que as extinções ajudaram (e ajudam) a moldar a evolução da vida em nosso planeta. Contudo, muitos especialistas hoje reconhecem que estamos passando por um sexto episódio de extinção em massa, que não deixa nada a dever a nenhum dos anteriores, e com um grande diferencial: dessa vez a mão humana parece ter sido um agente fundamental.
Átila Oliveira é biólogo e educador. Autor do blog Pegadas de Um Dinossauro do Século XXI (atilassauro.blogspot.com) sobre zoologia, paleontologia e evolução biológica, combatendo o  criacionismo e outras formas de pseudociência. Colaborador do site Aumanack e Biomania.

Buracos Negros – Vilões do Universo?  Buracos negros são um dos objetos mais misteriosos do universo, exercendo fascínio e por vezes temor. Hoje a ciência estima que toda galáxia tenha um em seu centro. Mas como surgem e qual seu papel na evolução do Universo? Qual seu raio de ação?  Seria possível viajar no tempo através deles, ou criar um microburaco negro em laboratório? Serão abordadas essas e outras questões como a diferença entre buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca, bem como a confiabilidade das informações científicas a que temos acesso.
Sílvia Reis é astrônoma amadora, pedagoga, psicopedagoga e autora de 10 livros na área da educação. Fez a assessoria pedagógica e a co-roteirização da sessão “Uma aventura pelo Sistema Solar” do Planetário Municipal de São Paulo.  É integrante do Grupo de Observações Avançadas do Clube de Astronomia de São Paulo, onde é coordenadora.  Presidente do Grupo de Ficção Científica Alpha e Grupo de Teatro Zona Neutra: http://alphafiction.wordpress.com/   e  www.grupozonaneutra.com

Os ônibus espaciais e a conquista do espaço - O Fim de uma Era: Graças ao domínio das tecnologias dos vôos tripulados, a conquista do espaço deu um enorme salto em busca de requinte e sofisticação. Novas plataformas de trabalho como a Estação Espacial Internacional, novos equipamentos e até telescópios espaciais só puderam ser colocados em órbita graças aos vôos dos ônibus espaciais. Veículos que trouxeram luz à ciência,  e tragédias que ensinaram o homem a repensar sua história.
Denis Zoqbi é radioastrônomo amador e instrutor de Astronomia junto ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT e atualmente coordena os cursos de Iniciação em Astronomia do CASP - Clube de Astronomia de São Paulo.

A Verdade Sobre um Ponto de Vista: As mudanças e o modo como as pessoas interpretam a ciência: Durante os séculos a ciência evoluiu. De um mundo cheio de monstros aos monstros tecnológicos. O que ontem era visto como "verdade", hoje foi derrubado e damos risada de nossa ingenuidade. A ciência e o mundo são desta forma, um "ponto de vista" do nosso conhecimento e cultura em que vivemos. Nesta palestra, queremos mostrar como algumas descobertas cientificas muitas vezes dependem apenas de um ponto de vista.
Alan Uemura é jornalista, editor dos sites Aumanack (www.aumanack.com) e Nippak Online (www.nippak.com.br)

Organização: Site Aumanack e Grupo de Ficção Científica Alpha
Apoio: Estação Ciência

Mais informações: http://www.eciencia.usp.br/



ANIVERSÁRIO DO BLOG

Há pouco mais de uma semana (dia 18 de setembro) este blog completou um ano no seu novo endereço. Ainda que a correria dos últimos meses (provocada, felizmente, por motivos muito bons) tenha me impedido de postar com a freqüência que gostaria (e que havia prometido), fico feliz em notar que o meu principal objetivo fora alcançado: um blog focado, regular, esclarecedor dentro das limitações do seu autor e, especialmente, muito bem frequentado, com comentários pertinentes de gente realmente interessada no assunto.
Fazendo uso de um típico clichê dessas situações, aproveito para mostrar os 10 posts mais visitados do blog nesses 365 dias (clique na imagem para ampliá-la e visualizá-la melhor):



Como os leitores podem notar, os dinossauros encabeçam a lista, sendo assunto dos três posts mais lidos – com o célebre T. rex protagonizando o primeiríssimo lugar (PREDADOR OU CARNICEIRO?), com 1.270 visitas até o momento. Nada mais gratificante para um espaço voltado principalmente para a paleontologia e evolução biológica. Contudo, o quarto (BELAS, SIM... MAS ANTES DISSO, CRAQUES) e sétimo (PARA QUEM GOSTA DE MULHER) lugares comprovam que mulher bonita é sempre assunto com visita garantida. E falando em mulher, minhas considerações sobre a proposta da Slut Walk SP (NÃO, MULHER NÃO É TUDO VACA), além de ocupar o sexto lugar, teve ótima repercussão (14 comentários) só perdendo neste quesito para 10 INDICIOS DE QUE VOCÊ É UM PSEUDONERD (com 16 comentários e muita gente irritada por vestir a carapuça). Grande repercussão também teve HOMOSSEXUALIDADE ANIMAL (oitavo mais visitado), com 13comentários e muitos homofóbicos tendo que encarar a fragilidade do seu principal argumento: o de que homossexualidade seria algo contra a natureza e portanto uma aberração.
Agradeço a todos os visitantes e divulgadores do blog (grandes amigos, amigos virtuais e ilustres desconhecidos) pelo alcance que alguns dos meus textos tiveram, graças as suas indicações e repassadas. Sem vocês esse espaço seria apenas algo pessoal e restrito. Nada contra quem prefere fazer um blog nesse estilo, mas a minha proposta é outra. Esclarecendo, informando e, principalmente, fazendo pensar, sinto que estou no caminho certo. E, lembrando, sempre aberto a críticas e sugestões.
Para os próximos dias, aguardem posts instigantes. Abraço pra quem for de abraço, beijo pra quem for de beijo.
BlogBlogs.Com.Br