quarta-feira, novembro 14, 2012

IV EVENTO DE COSMOS



E estamos aí novamente, pelo quarto ano consecutivo. Para aqueles que ainda não conhecem esse evento anual, ele celebra a obra do astrônomo e pioneiro da divulgação científica junto ao grande público, Carl Sagan (1934-1996). O encontro conta desde a sua primeira edição com um ciclo de palestras, apresentações de vídeos da série Cosmos e exposições.
A série televisiva Cosmos, criada por Sagan e lançada inicialmente em 1980, chegou ao Brasil em 1982 e obteve grande sucesso no mundo inteiro. O tema principal da série era a Ciência e as relações dela com a vida na Terra e em seus episódios foi possível conhecer um pouco mais sobre os outros planetas, quasares e questões ecológicas que afetam diretamente a sobrevivência da raça humana no planeta. O grande mérito da série foi ter antecipado problemas ambientais que nos afetam hoje em dia, como o efeito estufa e o aquecimento global.
Carl Sagan foi um homem sempre a frente de seu tempo, uma pessoa sem medo de errar e que ensinou gerações adquirirem amor pela ciência e o planeta Terra.

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, portão 10 (para pedestres) ou portão 3 para estacionamento - Parque do Ibirapuera, São Paulo/SP


PROGRAMAÇÃO*

Dia 01/12 (sábado):

13h00 – Bate papo com Danilo Beyruth
Danilo Beyruth é ilustrador e quadrinista brasileiro, responsável pela quadrinização de O Astronauta Magnetar.

14h00 – Exploração e Colonização: o Sistema Solar e Além - A humanidade sempre explorou, fazendo as mais importantes descobertas que alteraram profundamente seu modo de vida. A nova fronteira da exploração é o espaço, e se não possuímos ainda as fabulosas naves da ficção científica, com nossos robôs e telescópios temos realizado uma nova era de descobrimentos que revolucionaram nosso entendimento do universo e de nosso lugar nele. Nesta palestra são abordadas as histórias dessas viagens de descobrimento, os meios com que foram realizadas, e o que está por vir no futuro próximo.
Renato Azevedo

15h00 – Planeta Terra: a relação entre o ser humano e o ecossistema - Um dos temas mais discutidos atualmente nas mídias e meios de comunicação é o meio ambiente, propostas de recuperação e preservação ambiental, conceitos de sustentabilidade, ideias novas, grandes e pequenas, para a solução ou pelo menos a mitigação de problemas ambientais causados pelo próprio ser humano. Mas, tais propostas são viáveis? Será possível manter o desenvolvimento tecnológico e o crescimento populacional diminuindo os impactos causados ao ecossistema? Quanto tempo o planeta resiste? Convidamos a todos à discussão e reflexão.
Melina Alvarez

16h00 – Planetas Extrasolares - Há muito a humanidade tem questionado se existiriam planetas fora do nosso Sistema Solar, se seriam parecidos com a Terra e se neles poderia haver vida.  Com o avanço da tecnologia as descobertas nesse campo têm crescido a uma velocidade espantosa, e mais de 800 planetas extrasolares já foram descobertos até o momento.  Quais suas características?  Como são seus sistemas planetários?  Estão em órbita de estrelas parecidas com nosso Sol?  Poderiam abrigar vida? Tais questões serão discutidas nesta palestra, bem como as mais recentes descobertas.
Silvia Reis

17h00 – Vida na Terra e Vida Extraterrestre - Poucas coisas na Terra são tão fascinantes quanto à diversidade de seres vivos que a povoa. E um dos maiores mistério da ciência é como a vida teria surgido. Embora hoje já se tenha uma idéia de quando a vida terrena começou, ainda não sabemos como esse fenômeno tão singular teve origem. O mistério torna-se ainda maior se pensarmos na vida não apenas no nosso planeta, mas no universo. Seria a vida um fenômeno universal ou localizado? Seria ela a regra no cosmo ou uma grande exceção? É possível que haja vida em outros planetas? Se sim, eles seriam parecidos conosco? Existiria vida em Marte?
Átila Oliveira

18h00 – Apocalipse - Quais as verdadeiras causas de um eventual fim do mundo? Elas não estão escritas em tábuas de argila, calendários ou em algum documento. Elas são os atos do dia-a-dia do ser humano. Neste bate papo, confira o que pode levar a humanidade ao seu verdadeiro fim.
Alan Uemura e Átila Oliveira


Dia 02/12 (domingo):

13h00 – Presente de um Mundo Distante - Lançada como um bilhete dentro de uma garrafa no imenso oceano cósmico, a mensagem do disco dourado na Voyager diz muito mais a respeito do anseio da raça humana em encontrar aqueles que, não importa o quão avançados (ou não) sejam, poderão ser considerados seus iguais. Somos todos “poeira das estrelas”, lançando olhares assombrados e esperançosos para a imensidão do universo.
Douglas Camillo Reis 

14h00 – Clonagem - Pessoas criadas geneticamente seriam as melhores para a exploração espacial? Como a ciência e a ficção vêem essa questão?
Grupo Galáctica

15h00 – Vida e Morte das Estrelas - Ao olharmos para o céu noturno podemos observar as estrelas, que nos parecem belas, eternas e imutáveis.  Mas na verdade o universo está em constante transformação.  As estrelas são todas iguais?  Qual seu tempo de vida?  Como nascem e morrem?  Conheça mais sobre esses astros, suas características como composição química e temperatura, e descubra que somos todos “poeira de estrelas”.
Silvia Reis

16h00 – Microorganismos: Uma Visão Cósmica - Além de serem as mais antigas formas de vida, os seres unicelulares (constituídos por uma única célula) estão literalmente por toda parte: do ar que respiramos ao interior de todos os seres multicelulares. Nas palavras do paleontólogo norte-americano Stephen Jay Gould (1941-2002): “As bactérias representam o grande sucesso da história da trajetória da vida. Elas ocupam domínio mais amplo de ambientes e possuem variabilidade bioquímica maior que qualquer outro grupo. São adaptáveis, indestrutíveis e surpreendentemente diversificadas”. Em seu livro “Microcosmos” (2004) a microbióloga Lynn Margulis (1938-2011), defende que os microorganismos seriam os grandes “condutores” da evolução da vida na Terra. Além disso, alguns dos mais simples desses seres, denominados extremófilos, vivem em locais cujas características físico-químicas seriam letais para qualquer forma de vida mais complexa. Entenda porque esses seres tão pequenos são os verdadeiros senhores do planeta e nunca são ignorados no planejamento das viagens espaciais.
Átila Oliveira 

17h00 – Explorando o Sistema Solar e Além: Viagens Espaciais Tripuladas - O ser humano sempre teve o impulso inato de explorar, e graças a isso saímos das cavernas, realizamos as grandes navegações e descobrimentos, e já começamos a explorar nosso sistema solar. Seguindo o "pequeno passo" de Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua na missão Apollo 11, será apresentado um histórico das principais missões espaciais já realizadas, além de projeções para o futuro.
Renato Azevedo 

18h00 – Fator Humano na Exploração Espacial - O que seria necessário para o homem viajar pelo espaço? As grandes ameaças a uma missão espacial afetariam o bem-estar mental da tripulação e a forma como o astronauta irá interagir uns com os outros.
Alan Uemura



PALESTRANTES

Alan Uemura: Jornalista e editor do site Aumanack – Diversãosem Limites.
Átila Oliveira: Biólogo e educador; mantém o blog Pegadas de Um Dinossauro do Século XXI.
Douglas Camillo Reis: Escritor e astrônomo amador.
Melina Alvarez: Bióloga atuante na área de ecologia e meio ambiente.
Renato Azevedo: Escritor e engenheiro eletrônico.
Silvia Reis: Astrônoma amadora, psicopedagoga e autora de 10 livros na área da educação.

(*) Programação sujeita à alterações.

Organização: Aumanack e Cosmos Legacy.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br