terça-feira, novembro 27, 2012

MINHAS PALESTRAS NO IV ENCONTRO DE COSMOS



VIDA NA TERRA E VIDA EXTRATERRESTRE

Dia 01/12, sábado, 17h.

Poucas coisas na Terra são tão fascinantes quanto à diversidade de seres vivos que a povoa. E um dos maiores mistério da ciência é como a vida teria surgido. Embora hoje já se tenha uma ideia de quando a vida terrena começou, ainda não sabemos como esse fenômeno tão singular teve origem. O mistério torna-se ainda maior se pensarmos na vida não apenas no nosso planeta, mas no universo. Seria a vida um fenômeno universal ou localizado? Seria ela a regra no cosmo ou uma grande exceção? É possível que haja vida em outros planetas? Se sim, eles seriam parecidos conosco? Existiria vida em Marte?
Carl Sagan tinha especial interesse na busca por vida extraterrestre e se uniu a especialistas de diversas áreas numa verdadeira caça a evidências nesse sentido, ao mesmo tempo em que repudiava formas não científicas fazê-lo. Tal atitude pioneira é considerada a semente da área de pesquisa científica interdisciplinar hoje conhecida como Astrobiologia.
Nesta palestra será abordado o conceito de vida, a história da vida na Terra, os mecanismos evolutivos, a possibilidade de vida fora da Terra e as pesquisas nessa área. Também serão tratados conceitos errôneos e idéias deturpadas presentes no senso comum referentes à evolução biológica e à possibilidade de vida extraterrestre.

Referências:
  • ASIMOV, Isaac, Civilizações Extraterrenas, Nova Fronteira, 1980.
  • DAWKINS, Richard, A Grande História da Evolução, Companhia das Letras, 2009.
  • GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita, Record, 2010.
  • GOULD, Stephen Jay, Darwin e os Grandes Enigmas da Vida, Martins Fontes, 1992.
  • GOULD, Stephen Jay, Vida Maravilhosa, Companhia das Letras, 1990.
  • SAGAN, Carl, Cosmos, Villa Rica, 1983.
  • SAGAN, Carl, O Mundo Assombrado Pelos Demônios, Companhia das Letras, 1995.
  • WARD, Peter D. e BROWNLEE, Don, Terra Rara, Campus, 2000.

Na WEB:





MICROORGANISMOS: UMA VISÃO CÓSMICA

Dia 02/12, domingo, 16h.

Além de serem as mais antigas formas de vida, os seres unicelulares (constituídos por uma única célula) estão literalmente por toda parte: da água que bebemos ao interior de todos os seres multicelulares. Nas palavras do paleontólogo norte-americano Stephen Jay Gould (1941-2002): “As bactérias representam o grande sucesso da história da trajetória da vida. Elas ocupam domínio mais amplo de ambientes e possuem variabilidade bioquímica maior que qualquer outro grupo. São adaptáveis, indestrutíveis e surpreendentemente diversificadas”. Em seu livro “Microcosmos” (2004) Lynn Margulis (1938-2011), microbióloga e ex-esposa de Carl Sagan, defende que esses seres seriam os grandes “condutores” da evolução da vida na Terra. Além disso, alguns dos mais simples desses seres, denominados extremófilos, vivem em locais cujas características físico-químicas seriam letais para qualquer forma de vida mais complexa. Entenda porque esses seres tão pequenos são os verdadeiros senhores do planeta e nunca são ignorados no planejamento das viagens espaciais.

Referências:
  • ALTERTHUM, Flávio e TRABULSI, Luiz Rachid, Microbiologia, Atheneu, 2008.
  • FUTUYMA, Douglas J., Biologia Evolutiva, Funpec, 2003.
  • HORIKOSHI, Koki e GRANT, W. D., Extremophiles – Microbial Life in Extreme Environments, John Wiley, 1998.
  • MARGULIS, Lynn e SAGAN, Dorion, Microcosmos – Quatro Bilhões de Anos de Evolução Microbiana, Cultrix, 2004.
  • SAGAN, Carl, Cosmos, Villa Rica, 1983.
  • UJVARI, Stephan Cunha, História e suas Epidemias – A Convivência do Homem com os Microorganismos, Senac Rio, 2003.
  • WARD, Peter D. e BROWNLEE, Don, Terra Rara, Campus, 2000.

Na WEB:




Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br