segunda-feira, outubro 24, 2011

III ENCONTRO DE COSMOS NO YOUTUBE

O amigo Renato A. Azevedo adicionou no seu perfil do Youtube videos com trechos de todas as palestras ministradas no III Encontro de Cosmos, ocorrido no dia 08 de outubro de 2011. Estão incluidos dois videos da minha palestra "Evolução e Extinção".
Segue o endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=YkV-bn-q0Mo&feature=bf_prev&list=ULqrnMsCAaxvU&lf=mfu_in_order

Só agora notei que cometi um erro grosseiro na minha apresentação. O mesmo pode ser conferido no primeiro video video, onde menciono "efeitos especiais que existiam hoje". Se existiam, então não existem mais hoje, ora bolas. Minhas sinceras desculpas, amigos leitores.
Agradeço mais uma vez aos amigos do site Aumanack pela oportunidade, ao amigo Renato pela filmagem, aos presentes pelo prestigio e a todos aqueles que quiseram mas não puderam estar fisicamente presentes pelo apoio.

2 comentários:

Bondgirlpatthy 007 disse...

Atila, saudades de vc. Não pude estar presente em sua palestra mas acabei de assistir pelo Youtube. Nossa qta curiosidade vc nos trouxe. Enquanto assisti, fiquei imaginando: puxa se nós fossemos extintos como os dinossauros e o pássaro dodô como seriam os seres da nova era? Provávelmente bem estranhos. Queria deixar uma pergunta p/ vc. Qual a espécie mais antiga do universo e tb se existe alguma q apenas evoluiu, adaptando - se ao clima atual e às condições do nosso planeta? Parabéns, um gde beijo c/ um carinho maior ainda.

Átila Oliveira disse...

Espécie mais antiga do universo?! Pergunta difícil essa, hein querida?rs Isso eu não sei, mas as formas da vida mais antigas aqui do nosso planeta Terra são alguns Archaea de 3,6 bilhões de anos atrás. Quanto a sua segunda pergunta, não há nenhuma espécie que tenha vivivo milhões de anos. Contudo, alguns grupos mudaram muito pouco desde o seu surgimento, como os tubarões (existentes a mais de 400 milhões de anos) ee os mamíferos da família dos gambás, os mais antigos dos marsupiais (os primeiros surgiram quando os dinossauros ainda caminhavam sobre a Terra). Esclarecendo que as espécies que vivem hoje não são as mesmas do registro fóssil. Por outro lado, há algumas espécies, especialmente de mamíferos e aves que existem há muitos milhares de anos, tendo convivido com as megafaunas da Era Glacial. Bons exemplos dessas espécies são as renas, os bisões, as águias e os grandes felinos. espero ter ajudado. Beijo.

BlogBlogs.Com.Br