sexta-feira, novembro 26, 2010

PEGADAS NO YOUTUBE

No último dia 02 de outubro, na Estação Ciência, realizou-se o encontro de 30 Anos de Cosmos, a famosa série do astrônomo e maior divulgador da ciência de todos os tempos, Carl Sagan, organizado pelo site Aumanack e o Grupo de Ficção Científica Alpha.
A convite dos amigos organizadores, participei do evento com muito prazer, ministrando uma palestra intitulada Vida na Terra e Vida Extraterrestre, onde procurei mostrar o que se sabe hoje sobre a evolução da vida no planeta Terra e o que se espera encontrar pelo universo afora. Para quem quiser conferir, segue abaixo um trecho da mesma no Youtube, no qual procuro desmistificar algumas idéias equivocadas que o público não especializado possui sobre evolução biológica, além de mostrar um exemplo de evolução muito bem documentado cientificamente (das baleias e seus parentes). Peço minhas mais sinceras e encarecidas desculpas pelo áudio que, infelizmente, não ficou dos melhores. Se não tivesse sido tão teimoso em usar o microfone, o resulto provavelmente seria melhor. Uma prova de que, mesmo com mais de dez anos atuando como professor, a vida sempre nos reserva alguma surpresas. Felizmente, contudo, eu mesmo não apareço muito, uma vez que não trabalho com a minha imagem (mesmo porque tenho plena consciência de que ela não é das mais apreciáveis) e, portanto, o conteúdo da apresentação é o que realmente importa.
Agradeço ao amigo Renato Azevedo, engenheiro eletrônico e escritor, que foi o responsável pelos vídeos. No seu perfil no Youtube também podem ser conferidos trechos das excelentes palestras de Silvia Reis (Nosso Sistema Solar e os Planetas Fora Dele) e do físico e professor Pierluigi Piazzi (que magistralmente partiu do livro Dragões do Éden de Sagan para dar uma super aula de neuropedagogia... e sem microfone), também realizadas no evento. Àqueles que não foram, apenas posso dizer que vocês perderam. Ficam os vídeos para dar um gostinho do que foi essa celebração da vida e obra desse memorável cientista e ser humano que foi Carl Sagan. Maldades a parte, lembro que comentários são mais que bem vindos.





2 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Alto nível!!! Me apaixonei por este evento. Quem sabe conseguirei ir no próximo? Se assim for, estarei na primeira fileira!!! :D Muito boa sua palestra, Átila. Fiquei só com o "gostinho" =x

Átila Oliveira disse...

Sabe que, se vier, será muito bem vinda.
E obrigado pelos elogios.

BlogBlogs.Com.Br