domingo, setembro 26, 2010

EVENTO: 30 ANOS DE COSMOS

Carl Sagan: Um Legado para toda a humanidade.



Nascia há 30 anos uma das séries televisivas de maior sucesso mundial, Cosmos.
Criada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, ela foi veiculada pela primeira vez em 1980 nos EUA, chegando dois anos depois ao Brasil.
O grande sucesso da série não era a ficção cientifica com suas naves espaciais ou vidas extraplanetares. Era o contrário.
Carl Sagan conseguiu manter pessoas no mundo inteiro assistindo aos episódios de uma série que falava sobre... Ciência.
Em seus episódios, pudemos conhecer um pouco mais sobre outros planetas, quasares, a vida na Terra, problemas ecológicos, em uma época que poucas pessoas falavam sobre isso.
Cosmos antecipou problemas como o efeito estufa, aquecimento global, falta de água e tantos outros que vivemos atualmente.
Carl Sagan foi um homem sempre a frente de seu tempo, uma ser humano sem medo de errar e que ensinou a gerações a ter amor pela Ciência e acima de tudo, pela própria raça humana.

Serviço

Carl Sagan: Um Legado para toda a Humanidade

Dia: 02 de outubro de 2010
Horário: 9h - 17h
Local: Auditório da Estação Ciência
Endereço: Rua Guaicurus, 1394 - Lapa - São Paulo - Em frente a Estação Lapa da CPTM

Entrada: O evento no auditório é gratuito e sem fins lucrativos. Pedimos aos visitantes que levem 1kg de alimento não perecível que serão doados para a ACDEM. O valor do ingresso para visitar as demais atrações da Estação Ciência é R$ 4,00 (veja valor atualizado no site da Estação).

Organização: Aumanack, Grupo de Ficção Cientifica Alpha e Studio Touche
Apoio: Estação Ciência

Programação:

9h - Abertura da Estação Ciência
9h45 - Abertura do evento
10h 11h50 - Vídeos
• Biografia de Carl Sagan
• Cosmos
12h - Viagem Espacial: É possível a colonização da Lua e Marte ainda para a geração dos 30 anos de Cosmos? - Renato Azevedo, engenheiro eletrônico e escritor

13h - Os Dragões do Éden (livro de Carl Sagan) - Professor Pierluigi Piazzi
14h - Nosso Sistema Solar e Planetas fora Dele - Silvia Reis, do Grupo Alpha
15h - Vida na Terra e Vida Extraterrestre: Como desenvolveu-se a vida na Terra e a visão científica sobre a possibilidade dela existir em outros mundos - Átila Oliveira, biólogo
16h - 30 anos de mudanças em nossa sociedade - Alan Uemura, jornalista e proprietário do site Aumanack
17h - Encerramento
 
VIDA NA TERRA E VIDA EXTRATERRESTRE


Horário: 15h00min
Palestrante: Átila Oliveira

Poucas coisas na Terra são tão fascinantes quanto à diversidade de seres vivos que a povoa. E o surgimento daquilo que conhecemos como vida ainda constitui um dos maiores mistérios da ciência. Embora hoje já se tenha uma idéia de quando a vida terrena começou, ainda não sabemos como este fenômeno tão singular teve origem. O mistério torna-se ainda maior se pensarmos na vida não apenas no nosso planeta, mas no universo. Seria a vida um fenômeno universal ou localizado? Seria a vida uma exceção e não a regra no cosmo? Seria a vida exclusividade do planeta Terra? É possível que haja vida em outros planetas? Existem seres extraterrestres? Se sim, eles seriam parecidos conosco? Existe vida em Marte?
Carl Sagan tinha especial interesse na busca por vida extraterrestre e se uniu a especialistas de diversas áreas numa verdadeira caça a evidências nesse sentido, ao mesmo tempo em que repudiava maneiras nada científicas fazê-lo. Tal atitude pioneira é considerada a semente da área de pesquisa científica interdisciplinar hoje conhecida como Astrobiologia ou Exobiologia.
Numa abordagem puramente científica, incluindo a explicação do que é a ciência e como ela funciona, bem como o que diferencia a ciência de verdade da pseudociência, esta apresentação visa o esclarecimento do que é vida e o processo pela qual ela se modifica e se adapta. Serão apresentados o conceito de vida, a história da vida na Terra, os mecanismos evolutivos (incluindo desmistificações de algumas idéias equivocadas que o público não especializado possui sobre os mesmos), a possibilidade de vida fora da Terra e as pesquisas nessa área. Também serão tratadas informações errôneas e idéias deturpadas, propagadas ao longo das últimas duas décadas pelas pseudociências, referentes à vida extraterrestre.


Referências:

  • ASIMOV, Isaac, Civilizações Extraterrenas, Nova Fronteira, 1980.

  • DAWKINS, Richard, A Grande História da Evolução, Companhia das Letras, 2009.

  • GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita, Record, 2010.

  • GOULD, Stephen Jay, Darwin e os Grandes Enigmas da Vida, Martins Fontes, 1992.

  • GOULD, Stephen Jay, Vida Maravilhosa, Companhia das Letras, 1991.

  • SAGAN, Carl, Cosmos, Villa Rica, 1983.

  • SAGAN, Carl, O Mundo Assombrado Pelos Demônios, Companhia das Letras, 1995.

  • WARD, Peter D. e BROWNLEE, Don, Terra Rara, Campus, 2000.

Na WEB:

3 comentários:

Bondgirlpatthy 007 disse...

Vou ver se consigo ir ao evento p/ te prestigiar. Se eu não for, saiba q estarei torcendo por seu sucesso mesmo q não estejamos no mesmo lugar. Beijo

* Andhora Silveira * disse...

Carl Sagan...? Cosmos...?

Por que?? Por que tão longe? :(

Coisas legais assim só tem em São Paulo... E logo você palestrando?? Gostaria muito de poder assistir...

Átila Oliveira disse...

Demorou pra você nos fazer uma visita aqui em São Paulo qualquer dia, hein Andhora...
Mas não fique triste. Se tudo der certo, outras oportunidades surgirão. Beijos.

BlogBlogs.Com.Br