sexta-feira, outubro 15, 2010

DEVERES DO PROFESSOR

Aproveito a data de hoje para postar algo que serve de aviso nesse momento de segundo turno das eleições presidenciais.



Os cinco deveres "sagrados" do professor:

1. O professor não abusará da inexperiência, da falta de conhecimento ou da imaturidade dos alunos, com o objetivo de cooptá-los para esta ou aquela religião ou corrente político-ideológica, nem adotará livros didáticos que tenham esse objetivo.
.
2. O professor não favorecerá nem prejudicará os alunos em razão de suas convicções políticas, ideológicas, religiosas, ou da falta delas.
.
3. O professor não fará propaganda político-partidária ou religiosa em sala de aula, nem incitará seus alunos a participar de manifestações, atos públicos e passeatas.
.
4. Ao tratar de questões políticas, sócio-culturais e econômicas, o professor apresentará aos alunos, de forma justa – isto é, com a mesma profundidade e seriedade –, as principais versões, teorias, opiniões e perspectivas concorrentes a respeito.

5. O professor não criará em sala de aula uma atmosfera de intimidação, ostensiva ou sutil, capaz de desencorajar a manifestação de pontos de vista discordantes dos seus, nem permitirá que tal atmosfera seja criada pela ação de alunos sectários ou de outros professores.

Fonte: Escola Sem Partido

Todos nós que lidamos de alguma forma com educação sabemos que ser professor é mais que apenas um trabalho. É doar-se e, também, aprender. Tarefa árdua, especialmente no nosso país, mas gratificante. Um feliz dia do professor a todos aqueles que fazem do ato de ensinar o seu meio de vida.

Nenhum comentário:

BlogBlogs.Com.Br