sábado, setembro 18, 2010

NOVO HABITAT

Aqui estou. Depois de quase sete anos do seu "nascimento", o Pegadas de Um Dinossauro do Século XXI retorna em novo endereço, com nova cara e nova abordagem. Afinal, nada é para sempre. E a exemplo da própria natureza, sempre mutável, este blog também sofreu algumas alterações. A partir de hoje, estarei postando neste novo habitat, pelo menos uma vez por semana.
Primeiramente, gostaria de esclarecer que de agora em diante, este humilde espaço seguirá o seu conceito original, abordando principalmente temas relacionados à paleontologia, zoologia e evolução biológica. Isso será feito por meio de textos da minha autoria, além de links para sites e blogs interessantes e comentários sobre descobertas e publicações. E tudo da maneira mais didática que este sáurio que vos escreve puder realizar, uma vez que sempre me dirigi a um público formado em sua maioria por leitores não especializados. Também serão reapresentados textos meus publicados em anos anteriores que tiveram repercussão e aceitação muito boas – confesso que, em certos casos, bem maior do que eu esperava.
Claro que não ficarei restrito a esta temática. Como todo nerd que se preza, postarei ocasionalmente sobre outros temas do meu interesse. Contudo, a história da vida em nosso planeta aqui terá prioridade. Aviso aos leitores que acompanham este blog desde o seu antigo endereço que certamente notarão que alguns assuntos anteriormente abordados com freqüência agora ficarão de fora. Tal exclusão tem um motivo simples: pretendo futuramente criar novos blogs, "filhos" deste e provavelmente temáticos, onde abordarei especificamente tais temas. Veremos se a realização de tal intento será possível.
Para ficar mais claro o foco do blog, segue uma pequena lista das coisas que certamente os visitantes JAMAIS encontrarão por aqui. Serve para se ter uma idéia melhor dos futuros posts. Aos velhos conhecidos: prazer em contar novamente com vocês. Aos novos visitantes: sejam todos muito bem vindos Como sempre, comentários serão apreciados. Espero poder compartilhar muito com todos vocês.


O que vocês jamais encontrarão neste blog:

1. Críticas e comentários sobre tudo.
Não esperem encontrar neste espaço textos sobre ciência política, história da arte, futebol, teoria musical ou física quântica – muito embora eu seja da opinião de que é da obrigação de todo e qualquer cientista, e não apenas dos físicos, o conhecimento dos fundamentos básicos desta última. Há pessoas muito mais capacitadas para comentar certos assuntos. Nadando contra a corrente do mundo globalizado e conectado de hoje, onde todo mundo parece ter uma opinião formada sobre tudo, eu me restrinjo àquilo que sei que posso contribuir de alguma maneira. Meu conhecimento sobre muitos assuntos limita-se às intersecções dos mesmos com minha área de formação. Sou um profissional especializado, não um super gênio polivalente. Que a tarefa de meter o bedelho em tudo continue com os nossos já famosos pantólogos (especialistas em tudo e no todo): os Mainards, Carvalhos, Pereira Juniors e outros ícones da pseudointelectualidade brasileira.

2. Senso comum.
Quem me conhece sabe. Portanto esse aviso vai para os novos visitantes. Não esperem que eu demonstre aqui uma opinião igual a da maioria ou que eu defenda algo só porque “todo mundo acha legal”. Muito menos que eu me manifeste contrário a algo só para ser o indivíduo “do contra”. Opiniões precisam e devem possuir embasamento. Infelizmente, sinto muita falta disso na web, especialmente entre os mais jovens; que preferem repetir palavras, feito mainás histéricos, muitas vezes sem saber sequer o que estão dizendo.

3. Politicamente correto.
A cada dia cresce a minha impressão de que estamos entrando numa ditadura do politicamente correto. A liberdade de expressão corre sério perigo, em nome de uma suposta democracia. Faz cada vez mais sentido a afirmação de que o oprimido de hoje é o opressor de amanhã. Estão querendo até controlar o senso de humor das pessoas! Qualquer semelhança com 1984 de George Orwell ou com o RPG Paranóia (“Você é feliz, cidadão?”) não parece mera coincidência. Do jeito que a coisa vai, dentro em pouco, eu ou você podemos ir presos por uma simples piada contada numa mesa de bar. Não é esse o mundo que eu quero para os meus filhos e netos. Dizer o que pensa está entre os direitos primordiais de um indivíduo. E eu jamais deixarei de exercê-lo aqui. E não, não existem assuntos “espinhosos” ou “proibidos”. Às vezes é preciso cutucar vespeiros para encontrar as soluções para certos problemas. Uma sociedade realmente democrática é formada por indivíduos mentalmente adultos que estejam preparados para essa liberdade.

4. Respostas a agressões e ofensas.
Antes eu gastava boa parte do meu precioso tempo respondendo a provocações e agressões vindas de criaturas menos capazes, especialmente na internet. Até então eu não havia percebido que agindo assim estava dando a esses pobres coitados justamente o que eles mais queriam: atenção. Pessoas que agem desta maneira na verdade sofrem de insegurança e carência atrozes. Na incapacidade de chamar a atenção naturalmente para as suas qualidades ou opiniões, parte-se para a agressão pessoal. De fato, agredir e pichar algo ou alguém é tão fácil que qualquer imbecil é capaz de fazê-lo. Por isso, declaro que possíveis agressões gratuitas a minha pessoa serão sumariamente ignoradas e deletadas. Quer coisa pior para alguém carente? Claro que críticas racionais feitas por pessoas racionais terão a devida atenção. Este item não é para elas.

5. Agressão gratuita.
Conforme explicado no item anterior, agredir é para os pobres de espírito. Não tenho por que fazer aos outros o que não gosto que façam comigo. Considero muito mais digno e útil tentar contribuir com alguma crítica construtiva. Lembrando que crítica é algo bem diferente de ataque. A origem desta palavra está no termo grego crinein, que significa literalmente “analisar critérios”. Portanto, uma verdadeira crítica nunca é (ou ao menos não se pretende ser) uma ofensa. E meu senso crítico continua firme e forte. Pra mim, alguém desprovido do autêntico senso crítico é alguém cuja alma já morreu.

6. Apologias de qualquer tipo.
Compartilho do temor do filósofo Luiz Felipe Pondé com relação a indivíduos uniformizados marchando e gritando palavras de ordem. Esse tipo de gente é muito perigosa, pois quer transformar toda a humanidade em clones seus. Aqueles que não aceitam tal metamorfose tornam-se automaticamente inimigos. Apologias andam de braços dados com o fanatismo; seja religioso, político ou simplesmente ideológico. Simpatizo com algumas causas, assim como discordo de outras. Acima de tudo, sou um indivíduo. E como todo aquele que já passou da adolescência, tenho minha própria identidade. Por isso sempre expressarei aqui a minha opinião, não a de um grupo.

7. Pseudociências.
Numerologia? Astrologia? Abduções? Profecias apocalípticas? Misticismo “quântico”? Esqueçam. Não poluirei meu blog com tais tipos de engodo. Se um destes assuntos surgir por aqui, será apenas para eu mostrar (mais uma vez) toda a sua incoerência.

Abraço para quem for de abraço, beijo para quem for de beijo.

6 comentários:

* Andhora Silveira * disse...

Que surpresa boa =D

Adorei você ter retomado o seu blog... E este promete conteúdo de alto nível e, acima de tudo, inteligente...

... gostei do novo layout!

Beijos!

Átila Oliveira disse...

Seja bem vinda de novo, Andhora. :)
Que bom que gostou do novo Layout.
Beijos.

Camila Fernandes disse...

Curti a proposta, Átila!
Beijão.

Átila Oliveira disse...

Seja bem vinda, Mila.
Beijos.

Bondgirlpatthy 007 disse...

Bem vindo de volta querido, vc sabe da enorme satisfação e prazer q tenho vendo o "Pegads" de volta. O blog q de certa maneira originou o meu. Obrigada por tudo tudo tudo, por esses anos de amizade, pela alegria e por seu carinho. Vc deixou uma pegada profunda no meu coração desde q te conheci. Um beijo cheio de amor e carinho p/ vc "Dino". Parodiando o Roberto Carlos: Q prazer "reler" vc.

Átila Oliveira disse...

Obrigado pelo carinho, querida Patthy. Sabe que será sempre bem vinda neste território. Beijos.

BlogBlogs.Com.Br